LINHAS DE AÇÃO

O Projeto Babitonga Ativa e a crescente rede de colaboração buscam, juntos, promover políticas públicas integradas para um ecossistema comum. Nossas ações visam o fortalecimento de boas práticas em defesa da saúde ecossistêmica da Baía Babitonga, tanto sob o aspecto social de interação e participação do cidadão na tomada de decisões em questões socioambientais, quanto sob a perspectiva do planejamento e gestão estratégica para o território. Nossas ações se concentram em duas linhas:

 

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Busca a promoção da ecocidadania, ativando a consciência coletiva de valorização do patrimônio socioambiental. Assim, a mobilização social é um pilar estruturador do projeto e possui uma série de ações que apoiarão a criação e manutenção do Grupo Pró-Babitonga.

 

Agenda Integrada de Ecocidadania

• Formação Continuada em Ecocidadania 

• Palestras e oficinas socioambientais e culturais

• Colaboração com eventos socioambientais e culturais 

• Saraus para a expressão artística 

• Seminário Regional Juvenil 

• Festival Regional Multicultural 

 

Reuniões técnicas e políticas para formação do Grupo Pró-Babitonga

Articulação com representantes e lideranças locais, setoriais e regionais do território. 

 

Plano de Comunicação

Visa possibilitar o acesso e a visão crítica do cidadão sobre informações socioambientais e de planejamento territorial por meio da publicação de estudos, pesquisas e notícias sobre o Ecossistema Babitonga em meios eletrônicos, impressos e audiovisuais.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As ações de planejamento estratégico contribuem para que o cidadão tenha oportunidades de organizar e construir o tipo de desenvolvimento que deseja para a região onde vive. Para isso, o projeto contempla a elaboração de diagnósticos integrados sobre a saúde do ecossistema, dentre os quais:

 

Diagnóstico fundiário, socioeconômico e ambiental 

Reunião de informações e estudos sobre a ocupação territorial, além da identificação dos desafios e oportunidades socioeconômicas e ambientais encontradas no litoral norte catarinense.

 

Planejamento espacial marinho

Mapeamento e gestão participativa dos serviços ecossistêmicos da Baía Babitonga por meio de oficinas e reuniões com os atores sociais que se beneficiam diretamente da região (pescadores, maricultores, agentes de turismo e lazer, agentes de transporte aquaviário e extratores de areia).

 

Sistema de informação geoespacial

Infra-estrutura de dados geoespaciais da Babitonga para suporte ao planejamento e monitoramento do ecossistema.

 

1/4